sábado, 30 de janeiro de 2010

Meirelles diz que economia 'não precisa mais de estímulos anticrise'




O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse nesta sexta-feira em Davos, na Suíça, que a economia brasileira superou a crise econômica e não precisa mais de “estímulos” para combater a desaceleração.

Ecoando as palavras do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que disse em Zurique que “a economia não precisa mais da ajuda do Estado”, o presidente do BC disse que o país teve uma típica crise em formato de “V”: “curta, mas de grande intensidade”.

“Hoje a economia brasileira volta à normalidade e não é necessário mais estímulos anticrise”, disse Meirelles.

O discurso afinado da equipe econômica, que veio à Suíça para participar do Fórum Econômico Mundial, em Davos, é revelado no momento em que outros países discutem “estratégias de saída” da crise, no sentido de desvencilhar o Estado da vida econômica, pelo menos nos níveis em que se viu obrigado a se meter para salvar as empresas.

Mas, ressaltam os porta-vozes da economia brasileira, esse não é um problema do país, onde o que requer atenção é a possibilidade de superaquecimento.

Sobre esse tema, Mantega disse que não vê formação de nenhuma “bolha”. Citou como exemplo a indústria, que deve encerrar o ano com queda de 5%, recuperando-se de uma retração de 20% no primeiro trimestre do ano, mas ainda com capacidade ociosa e necessidade de absorção de mão-de-obra para crescer em 2010.

Leia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário