domingo, 24 de janeiro de 2010

Gás dominará agenda entre Brasil e Bolívia





Do Portal R7
Presidente defende aprofundamento da aliança estratégica com país vizinho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (22) que o gás natural que o país compra da Bolívia seguirá dominando a agenda bilateral com o país vizinho e defendeu o "aprofundamento da aliança estratégica" estabelecida em 2007 com seu colega Evo Morales.

Lula confirmou também o interesse do Brasil em "desenvolver a cooperação que inclua transferência de tecnologia" para a exploração de lítio, "com agregação de valor e atração de investimentos significativos", segundo disse ao jornal boliviano La Prensa.

O presidente brasileiro é um dos grandes ausentes na posse de Morales nesta sexta-feira para um segundo mandato.

- O gás seguramente continuará a ter um papel central na agenda bilateral, contribuindo para que o Brasil continue sendo o principal sócio comercial e investidor na Bolívia - acrescentou Lula.

Ele afirmou, entretanto, que "as relações bilaterais são tão extensas e diversas quanto nossa extensa fronteira comum" de 3.133 km.

Por esse motivo, segundo Lula, "temos que avançar em programas de cooperação na agenda social, de defesa, educacional, comercial, agrícola, energética e de integração física".

Nenhum comentário:

Postar um comentário