sexta-feira, 19 de março de 2010

Projeto FX-2: A FAB opta pelos Rafale

Saiu no Correiro Braziliense que a FAB teria optado pelos caças franceses Rafale, obsevando-se critérios como a diminuição de preço, a América Latina como mercado exclusivo do Brasil para exportar a produção, a transferência de tecnologia - com a abertura dos códigos-fonte, o que permitiria ao Brasil reconfigurar o sistema de navegação e armas da aeronave de modo a diminuir a possibilidade de surpresas como o "desligamente à distância", uma hipótese não descartável de interferência alienígena nos sistemas como, por exemplo, dos EUA nos radares do SIVAM, já que a tecnologia é deles! Nesta briga de alta patente, parece que o Brasil, finalmente, está se preparando para fazer o anúncio final.

Relatório da FAB considera proposta francesa a "mais consistente"
do Correio Braziliense

 Após dois dias de reuniões em Brasília, O Alto Comando da Aeronáutica endossou a possibilidade de o governo escolher o caça Rafale, da Dassault, mesmo sendo o mais caro dos três concorrentes. Foi entregue, nesta quarta-feira (17/3), um ofício-resposta ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, que considera não ser responsabilidade da Força Aérea Brasileira (FAB) a decisão política de escolher o novo caça. No entanto, a Aeronáutica reavaliou que, considerando a Estratégia de Defesa Nacional, os caças franceses representam a “proposta mais consistente”.



O relatório reitera, no entanto, que os três modelos que participam da concorrência - Gripen, F-18 e Rafale - atendem à Aeronáutica nos aspectos operacionais e logísticos. O ministro da Defesa deve apresentar, dentro de alguns dias, seu próprio relatório ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a decisão final. O Brasil pretende comprar 36 caças em um negócio que pode chegar a US$ 10 bilhões.

Tecnologia irrestrita
Os Rafale possuem dois motores e os franceses afirmam que transferem tecnologia de forma irrestrita, além de oferecerem o mercado da América do Sul para o Brasil exportar a produção.

Leia mais no Correio Braziliense...

Nenhum comentário:

Postar um comentário