sábado, 6 de fevereiro de 2010

Bovespa cai 4% na semana por temor com EUA e zona do euro




Por Aluísio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - Já pessimista com a debilidade fiscal na Europa, o investidor viu em números do frágil mercado de trabalho dos EUA a senha para continuar vendendo ações na Bovespa, que teve a segunda queda forte seguida.

O Ibovespa ainda desmanchou boa parte das perdas doa dia, antes de fechar em baixa de 1,83 por cento, a 62.762 pontos. O giro financeiro foi de 8,8 bilhões de reais, o maior para pregões regulares desde 28 de outubro.

Na semana, a perda foi de 4 por cento.

Dados de emprego no mercado de trabalho norte-americano mostraram um corte inesperado de 20 mil vagas em janeiro, mas também a queda da taxa de desemprego. Os números sugeriram interpretações distintas, mas num momento já ruim das bolsas prevaleceram as pessimistas.

Além disso, o medo crescente de que déficits em países da zona do euro levem a cortes em ratings soberanos seguiu pesando sobre os negócios. O índice europeu de ações caiu de novo, marcado a pior semana em 11 meses.

"Isso está levantando temores cada vez maiores quanto à sustentabilidade do euro", disse o gerente de pesquisa da Planner Corretora, Ricardo Tadeu Martins.

Esse cenário pouco amistoso novamente favoreceu os vendidos, investidores que apostam na queda dos papéis no mercado de opções, que tem exercício na próxima segunda-feira.

O papel preferencial da Petrobras, também acusando a queda de quase 3 por cento do barril do petróleo, caiu 2,4 por cento, a 31,52 reais. A preferencial da Vale encolheu 1,1 por cento, para 40,80 reais.

Leia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário