terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Aliança Shell-Cosan pode ajudar a abrir mercado dos EUA para etanol, diz jornal















Do O Globo (BBC Brasil)

A joint-venture entre a Shell e a brasileira Cosan, anunciada nesta segunda-feira, pode ajudar a derrubar as barreiras americanas à importação de etanol brasileiro, segundo sugere uma reportagem publicada nesta terça-feira pelo diário britânico The Guardian.
"A Shell vai agora fazer lobby com o governo americano para reduzir suas tarifas sobre a importação de biocombustíveis", diz a reportagem.
A Shell e a Cosan, a maior produtora brasileira de etanol, anunciaram um memorando de entendimento para a criação de duas companhias conjuntas para a produção e a distribuição do álcool combustível, num negócio estimado em US$ 12 bilhões.
A reportagem do Guardian comenta que a joint-venture deve fazer da Shell a maior empresa petroleira no ramo de biocombustíveis e poderá dobrar a produção atual de etanol da Cosan, atualmente em 2 bilhões de litros anuais.
Ainda assim, o jornal observa que a união provocou reservas entre ambientalistas, que temem que a elevação da produção de etanol no Brasil provoque o aumento do cultivo da cana-de-açúcar em áreas destinadas ao cultivo de alimentos e leve ao aumento do desmatamento para a produção agrícola.

Leia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário