terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Economia do Japão encolhe 5% em 2009

Apesar disso, ainda é a segunda maior do mundo, atrás apenas dos EUA


Do R7
A economia japonesa encolheu 5% no ano passado, a maior queda anual desde quando a pesquisa começou a ser feita, em 1995. Apesar disso, o PIB (Produto Interno Bruto, a soma das riquezas produzidas por uma nação) do país, em valores, ainda é o segundo maior do mundo, de R$ 9,4 trilhões (US$ 5,085 trilhões), atrás dos Estados Unidos.

No quarto trimestre, porém, a economia do Japão cresceu 1,1% em relação aos três meses anteriores. Na comparação com o último trimestre de 2008, o crescimento foi de 4,6%.

A economia do Japão cresceu mais rápido do que o esperado no quarto trimestre, estimulada por uma recuperação na demanda doméstica e pelos investimentos corporativos, o que, entretanto, pode mascarar a crescente pressão deflacionária, ou seja, de queda dos preços, e o risco de uma desaceleração em 2010.
A demanda doméstica foi o ponto alto da economia entre outubro e dezembro, adicionando 0,6 ponto percentual ao crescimento do PIB, a primeira contribuição positiva em sete trimestres.

Segundo economistas, esse momento deve se apagar. Eles citam o impacto cada vez menor do estímulo anunciado pelo governo anterior e as incertezas sobre a rapidez com que os planos da nova administração vão ampliar o consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário