segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Costa Rica: Vitória de Laura Chinchilla

Do Portal G1

Foto: Juan Carlos Ulate/Reuters

Milhares de costarriquenhos festejam vitória de Laura ChinchillaCom 71,1% dos votos apurados, Laura obtém 46,8%.


Juan Carlos Ulate/Reuters

Laura Chinchilla, eleita neste dominfo (7) presidente da Costa Rica, prometeu em seu discurso de vitória abrir um diálogo com todos os setores, melhorar a qualidade da saúde, da educação e da segurança.

Segundo a Corte Suprema de Eleições (TSE), com 71,1% das mesas de votação apuradas, Laura, do governista Partido Libertação Nacional (PLN), obtém 46,8% dos votos; Ottón Solís, do centro-esquerdista Partido Ação Cidadã (PAC), 25%; e Otto Guevara, do direitista Movimento Libertário, 21%.

"Estamos fazendo história", disse a presidente eleita em discurso carregado de agradecimentos, inclusive para seus oponente. Ela fez um apelo a todos os setores para dialogar com o objetivo de "tomar decisões, não para evitá-las ou adiá-las".

"Terei as portas abertas a todos os costarriquenhos de boa fé. Escutarei a voz de quem não esteve conosco nesta eleição e peço humildemente sua ajuda. Ninguém tem o monopólio da verdade, a sensatez e a moral", afirmou.

Laura, de 50 anos e com uma pós-graduação em ciências políticas, expressou seu agradecimento às "pioneiras que abriram o caminho da participação política da mulher na Costa Rica", e que "hoje tornam possível que uma mulher seja presidente da República".

Entre os compromissos mencionados, destaque para a "segurança, segurança e segurança", em alusão ao que os costarriquenhos consideram em diversas pesquisas como o problema mais grave do país.

Também prometeu melhorar a qualidade da saúde e do meio ambiente, âmbitos nos quais prometeu continuar os passos para transformar a Costa Rica em 2021 em uma nação que compensa a totalidade de suas emissões de carbono.

Além disso, ofereceu aumentar a qualidade da educação pública e continuar com um crescimento econômico sustentado que transforme seu país na primeira nação desenvolvida da América Latina.

Foto: Juan Carlos Ulate/Reuters
Seguidores de Laura Chinchilla festejam vitória da candidata. (Foto: Juan Carlos Ulate/Reuters)


Derrota O candidato do Partido Ação Cidadã (PAC), Ottón Solís, foi o primeiro a reconhecer sua derrota e felicitar a nova governista. Solís falou perante seus seguidores, concentrados na sede do PAC, para aceitar uma nova derrota eleitoral, a terceira de sua carreira política.

Solís anunciou também que não aspirará de novo à Presidência da Costa Rica, e que apoiará quem abraçar as ideias de seu partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário