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sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
Licitacao FX para a Compra de Avioes - O Relatorio da Aeronautica.
A negociacao de material belico e realmente um negocio complexo. A compra de materiais tao modernos, caros e estrategicos nao levam em conta, apenas, a questao de preco. Levam em conta toda uma cadeia contributiva, que vai da transferencia de tecnologia a contrapartidas em escala de politica internacional. O Brasil tem querido atrelar, e com toda a razao, a compra de avioes a todo um processo que, certamente, nao vai se limitar aos bilhoes de dolares iniciais. Envolve um projeto mais ambicioso e de longo prazo, compativel com a posicao de potencial regional, que tem uma de suas maiores riquezas escondidas no mar, alem das parcerias geoestrategicas no hemisferio sul com o aumento de sua influencia nesta area do planeta.
Por isso o governo tem insistido que a escolha entre os tres modelos finais: o Super Hornet, da Boeing; o Rafale, da francesa Dassault e o sueco Gripen, da Saab; sera baseada, primeiramente, em criterios politicos, observando-se aqueles que melhor atendam aos interesses nacionais. E sabido que a preferencia e pelos franceses, que se comprometeram com transferencia total de tecnologia, alem de ajudar no projeto do submarino nuclear brasileiro com a tecnologia do casco (o que ja reduziria em alguns anos o tempo do projeto), bem como em apoiar o pais para um assento permanente no Conselho de Seguranca da ONU. Pesa contra os americanos da Boeing o fato de que transferir tecnologia e um negocio bastante dificil, principalmente porque atrelada a avaliacao do Congresso americano. E contra os suecos o fato de muitos dos avionicos serem americanos, o que tambem dificultaria a questao da transferencia, sempre atrelada aos limites estabelecidos pelos EUA; alem de ser um projeto ainda em andamento e desenvolvimento, nao acabado como o Rafale e o Hornet.
Recentemente vazou um relatorio da Aeronautica que revelaria uma possivel preferencia pelos avioes suecos. Posteriormente um novo relatorio foi divulgado, agora mais tecnico, sem listar ordem de preferencia (vejam materia do Estadao logo abaixo).
A verdade e que interesses poderosos estao envolvidos, mas, antes de tudo, o governo deve estar atento para que o melhor para o Brasil seja concretizado, inclusive para que o pais possa adquirir teconologia suficiente, compativel com a seu papel de "player" importante na nova geopolitica mundial.
Do Estadao
FAB entrega relatório sobre caças que agrada ao Planalto
Nova avaliação, que lista características, permite apontar caça francês como melhor
BRASÍLIA
O relatório final do Comando da Aeronáutica sobre o projeto FX-2, que envolve a compra de 36 caças e um negócio estimado em R$ 10 bilhões, agradou ao Palácio do Planalto. O documento indica que as aeronaves Rafale, da companhia francesa Dassault, e F-18 Super Hornet, da americana Boeing, contam com características técnicas e militares superiores aos Gripen NG, da sueca Saab. O Ministério da Defesa confirmou a entrega do parecer, que tem 390 páginas. Um colaborador direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também teve acesso ao documento.
O conteúdo do novo relatório - modificado por pressão do governo, que permite apontar o francês Rafale como o melhor - contrasta com a versão anterior, na qual a Aeronáutica hierarquizou os três concorrentes e apontou o Gripen NG no topo da lista. Ao caça Rafale, que é o preferido de Lula e do ministro da Defesa, Nelson Jobim, a Aeronáutica reservara o terceiro e último lugar, em função especialmente de seu custo mais elevado. A publicação dessa versão pela Folha de S. Paulo, no início da semana, irritou a Presidência, que avaliou o ato como uma pressão adicional da Força Aérea para fazer valer seus critérios na decisão final e o qualificou como nocivo à "segurança nacional".
"Não acho bom que um relatório da Defesa transcenda ao público. Isso afeta a segurança nacional. Pode não trazer problemas hoje, mas eles podem ser mais visíveis no futuro", afirmou o colaborador de Lula, que teve acesso à versão final.
O novo documento não traz uma hierarquia dos concorrentes, como o anterior. Mas expõe as vantagens dos caças Rafale e F-18 Super Hornet, como os fatos de serem projetos já construídos, testados e birreatores, enquanto os Gripen NG são monorreatores.
Parlamentares que acompanham essa concorrência para a renovação da frota da Força Aérea consideram que o documento final apenas alivia a saia-justa entre a Aeronáutica e a Presidência.
Mesmo que o relatório viesse a apontar o Rafale como a escolha perfeita, as sucessivas tentativas da Aeronáutica de constranger o governo a recuar em sua preferência foram registradas pelo Palácio do Planalto e devem resultar em punição. Em outubro, a cúpula da Aeronáutica apresentou a deputados da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional as razões pelas quais considerava os caças Gripen NG mais apropriados.
O próprio comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, alegara a um parlamentar que o fato de o projeto do caça sueco ainda estar em fase de desenvolvimento aumentaria a chance de absorção de tecnologia pela Embraer. Além disso, Saito reforçara as vantagens dos Gripen NG em termos de custo e de manutenção. O ápice, entretanto, foi o vazamento do relatório anterior, quando a nova versão estava prestes a ser concluída.
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ResponderExcluirAmigo Glauço, uma dúvida que me aflige desde o início dessas discussões da aquisição, pelo Brasil, de caças supersônicos, é como se dará essa compra. Haverá mesmo licitação ou configuraria hipótese de dispensa?
ResponderExcluirCarlos, ao que parece trata-se de compra direta com o fabricante, e nao por licitacao internacional. O processo de escolha dos novos caças teve início em junho de 2008, com a publicação de um pedido de informações, do qual participaram seis empresas. No fim de setembro a FAB divulgou as três finalistas: Boeing, Dassault e Gripen. Mais informacoes aqui: http://www.militarypower.com.br/frame4-projetofx.htm.
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